logo-profantoniohenrique.png

O que é Base para Uso Correto de Tempos Verbais em Espanhol?

O que é Base para Uso Correto de Tempos Verbais em Espanhol?

Quando aprendemos um novo idioma, uma das principais dificuldades que encontramos é o uso correto dos tempos verbais. Em espanhol, assim como em qualquer outro idioma, é essencial compreender a base para o uso adequado dos tempos verbais, a fim de nos comunicarmos de forma clara e precisa. Neste glossário, exploraremos os principais conceitos relacionados à base para o uso correto de tempos verbais em espanhol, fornecendo uma visão abrangente e detalhada para auxiliar estudantes e falantes do idioma.

Infinitivo

O infinitivo é a forma básica do verbo em espanhol, que termina em -ar, -er ou -ir. É importante conhecer o infinitivo de cada verbo, pois a partir dele podemos conjugar os diferentes tempos verbais. Por exemplo, o infinitivo do verbo “hablar” (falar) é “hablar”, do verbo “comer” (comer) é “comer” e do verbo “vivir” (viver) é “vivir”.

Presente

O presente é o tempo verbal utilizado para expressar ações que ocorrem no momento atual ou que são habituais. Para conjugar um verbo no presente, devemos remover a terminação -ar, -er ou -ir do infinitivo e adicionar as terminações correspondentes a cada pronome pessoal. Por exemplo, para o verbo “hablar” (falar), temos “hablo” (eu falo), “hablas” (você fala), “habla” (ele/ela fala), “hablamos” (nós falamos), “habláis” (vocês falam) e “hablan” (eles/elas falam).

Pretérito Perfeito

O pretérito perfeito é o tempo verbal utilizado para expressar ações concluídas no passado. Para conjugar um verbo no pretérito perfeito, devemos remover a terminação -ar, -er ou -ir do infinitivo e adicionar as terminações correspondentes a cada pronome pessoal. Por exemplo, para o verbo “hablar” (falar), temos “hablé” (eu falei), “hablaste” (você falou), “habló” (ele/ela falou), “hablamos” (nós falamos), “hablasteis” (vocês falaram) e “hablaron” (eles/elas falaram).

Pretérito Imperfeito

O pretérito imperfeito é o tempo verbal utilizado para expressar ações que ocorriam de forma contínua no passado ou para descrever características físicas ou emocionais de uma pessoa no passado. Para conjugar um verbo no pretérito imperfeito, devemos remover a terminação -ar, -er ou -ir do infinitivo e adicionar as terminações correspondentes a cada pronome pessoal. Por exemplo, para o verbo “hablar” (falar), temos “hablaba” (eu falava), “hablabas” (você falava), “hablaba” (ele/ela falava), “hablábamos” (nós falávamos), “hablabais” (vocês falavam) e “hablaban” (eles/elas falavam).

Futuro

O futuro é o tempo verbal utilizado para expressar ações que ocorrerão no futuro. Para conjugar um verbo no futuro, devemos remover a terminação -ar, -er ou -ir do infinitivo e adicionar as terminações correspondentes a cada pronome pessoal. Por exemplo, para o verbo “hablar” (falar), temos “hablaré” (eu falarei), “hablarás” (você falará), “hablará” (ele/ela falará), “hablaremos” (nós falaremos), “hablaréis” (vocês falarão) e “hablarán” (eles/elas falarão).

Condicional

O condicional é o tempo verbal utilizado para expressar ações que ocorreriam em determinadas condições ou para fazer pedidos de forma educada. Para conjugar um verbo no condicional, devemos remover a terminação -ar, -er ou -ir do infinitivo e adicionar as terminações correspondentes a cada pronome pessoal. Por exemplo, para o verbo “hablar” (falar), temos “hablaría” (eu falaria), “hablarías” (você falaria), “hablaría” (ele/ela falaria), “hablaríamos” (nós falaríamos), “hablaríais” (vocês falariam) e “hablarían” (eles/elas falariam).

Imperativo

O imperativo é o tempo verbal utilizado para dar ordens, fazer pedidos ou expressar conselhos. Para conjugar um verbo no imperativo, devemos remover a terminação -ar, -er ou -ir do infinitivo e adicionar as terminações correspondentes a cada pronome pessoal. Por exemplo, para o verbo “hablar” (falar), temos “habla” (fale você), “hable” (fale ele/ela), “hablemos” (falemos nós), “hablad” (falai vós) e “hablen” (falem eles/elas).

Subjuntivo

O subjuntivo é o tempo verbal utilizado para expressar desejos, dúvidas, possibilidades, entre outros. Para conjugar um verbo no subjuntivo, devemos remover a terminação -ar, -er ou -ir do infinitivo e adicionar as terminações correspondentes a cada pronome pessoal. Por exemplo, para o verbo “hablar” (falar), temos “hable” (que eu fale), “hables” (que você fale), “hable” (que ele/ela fale), “hablemos” (que nós falemos), “habléis” (que vocês falem) e “hablen” (que eles/elas falem).

Particípio Passado

O particípio passado é a forma verbal utilizada para formar os tempos compostos, como o pretérito perfeito composto e o futuro do pretérito. Para formar o particípio passado, devemos remover a terminação -ar, -er ou -ir do infinitivo e adicionar as terminações correspondentes a cada pronome pessoal. Por exemplo, para o verbo “hablar” (falar), temos “hablado” (falado), para o verbo “comer” (comer), temos “comido” (comido) e para o verbo “vivir” (viver), temos “vivido” (vivido).

Gerúndio

O gerúndio é a forma verbal utilizada para expressar ações em andamento. Para formar o gerúndio, devemos remover a terminação -ar, -er ou -ir do infinitivo e adicionar as terminações correspondentes a cada pronome pessoal. Por exemplo, para o verbo “hablar” (falar), temos “hablando” (falando), para o verbo “comer” (comer), temos “comiendo” (comendo) e para o verbo “vivir” (viver), temos “viviendo” (vivendo).

Particípio Passado Irregular

Alguns verbos em espanhol possuem particípios passados irregulares, ou seja, não seguem as regras de formação padrão. É importante conhecer esses verbos e suas formas irregulares. Por exemplo, o particípio passado do verbo “abrir” (abrir) é “abierto” (aberto), do verbo “decir” (dizer) é “dicho” (dito) e do verbo “escribir” (escrever) é “escrito” (escrito).

Conclusão

Em resumo, compreender a base para o uso correto de tempos verbais em espanhol é fundamental para a comunicação eficaz nesse idioma. Neste glossário, exploramos os principais conceitos relacionados aos tempos verbais, desde o infinitivo até o particípio passado, fornecendo uma visão abrangente e detalhada para auxiliar estudantes e falantes do espanhol. Esperamos que este glossário seja uma ferramenta útil no aprendizado e aprimoramento do uso correto dos tempos verbais em espanhol.

Pesquisar :
Populares :

Newsletter

Cadastre-se para receber conteúdos  exclusivos gratuitos!

Acquistando 3 cappellini o più

20% off

Il Codice è: ITALIALOVE